segunda-feira, 5 de março de 2012

Dias 4 e 5...

    Bom dia meninas! A vida anda corrida e esse semestre vai ser f**a! Estou passando rapidamente por aqui para postar os dias 4 e 5 do livro "Pense Magro". Sinto que tem feito realmente efeito, ainda tímido, mas já me peguei algumas vezes pensando nos motivos pelos quais quero ser magra (aqueles que escrevi nos cartões) e de fato isso influenciou em algumas decisões minhas. Então vamos em frente!

    Dia 4: Elogie-se!
    Ao invés de se culpar por ter comido a mais, porque não lembrar de tudo aquilo que você faz de certo?
É comum para muitas pessoas se culparem e se criticarem depois de uma "pisada de bola" mas a cada vez que fazemos isso só nos colocamos mais ainda pra baixo, isso atrapalha na auto-estima e na motivação que precisamos manter para um tratamento a longo prazo. Ninguém aprende a se reeducar da noite para o dia, então quando acontecer o deslize, o melhor é aceitar, encarar como algo momentâneo e voltar imediatamente para o programa alimentar escolhido.
    Uma dica do livro é:  "Crie uma 'conta de crédito'. Deposite uma moeda, ou nota num recipiente todas as vezes que reconhecer um comportamento funcional para a meta de emagrecer. Depois de seguir o planejamento alimentar por algumas semanas retire o dinheiro, acrescente a quantia necessária e compre algo para você (...)" (BECK, 2009,p.86) É interessante mas não faço isso. Algumas vezes lembro de me elogiar por resistir  a algum alimento ou por fazer algo bom para mim, e é um sentimento bom, de que consegui, de que fui forte. É muito importante não sermos tão críticos com nós mesmos, do contrário a única coisa que conseguiremos é destruir nossa auto-confiança.

   Dia 5: Alimente-se devagar e conscientemente.
     Duas razões principais para comer devagar são: o cérebro tem mais tempo para registrar que você está satisfeito, é sabido que nosso organismo demora 20 min até liberar a sensação de saciedade, não sei vocês mas eu normalmente devoro tudo em menos de 8 min; a outra razão é que quando você come devagar consegue apreciar cada porção de comida e isso também ajuda na satisfação. 

     Como desacelerar:
  • Modificar alguma coisa em seu ambiente de alimentação: guardanapos, louça, flores...algo que te lembre de comer mais conscientemente.
  • Ajustar um cronômetro para tocar de 3 em 3 min. (Deus me livre!!!!): a cada vez que ouvir o alarme descanse os talheres por 10 segundos. Isso certamente me deixaria estressada.
  • Tomar goles de água depois de algumas porções
  • Começar a refeição com um prato quente: uma sopinha leve ou um caldinho.
  • Prestar atenção nas mudanças do seu organismo: perceber quando estiver começando a ficar satisfeito.
  • Olhar para o relógio: essa eu já fiz e funcionou para mim !!
     Acho que o lance aqui é se concentrar na refeição, trazer consciência para o que você está comendo realmente ajuda no monitoramento, e quando você passa a comer devagar a tendência a não repetir e comer mais do que o necessário para se manter se torna muito maior.
São coisas óbvias que toda pessoa que passa a vida fazendo dieta já sabe, a diferença é que esse livro nos chama de fato para a prática através dos exercícios que propõe. De fato está fazendo diferença para mim.
Meta para sábado 10/03/12: 93.800

Nenhum comentário:

Postar um comentário