quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pense Magro!!!

   Oi pessoal!!! Semana passada descobri o livro "Pense Magro" e ele é maravilhoso. A autora, Judith S. Beck, basicamente nos diz que para que uma dieta funcione é necessário que se mude o padrão de comportamento e isso está diretamente relacionado com a maneira de pensar; ou seja, mudando os pensamentos teremos como consequência a mudança de comportamento. 


    Judith é psicóloga e utiliza a terapia cognitivo-comportamental. Ela nos apresenta um tratamento com duração de 6 semanas e vai nos sugerindo atividades dia a dia. Os dias 1, 2 e 3 são bem simples e posso comentar aqui de uma vez, quem quiser pode fazer 1 a cada dia ou juntar os 3 primeiros. Vamos para o desafio ? 


   Primeiramente ela diz que devemos nos preparar emocionalmente para começar o processo, então nos sugere que antes de dar início à dieta nós devemos passar as próximas 2 semanas só na preparação. Como eu já dei início ao tratamento vou fazer a preparação juntamente com as orientações do Vigilantes do Peso.


   Dia 1
   Nesse dia você deve preparar o que ela chama de cartões de enfrentamento, são fichas em que você vai precisar registrar todas as vantagens que você possa imaginar em emagrecer. O que isso vai trazer de bom para a sua vida afetiva, amigos, família, profissão, vida social, corpo, saúde, auto-imagem, funcionamento mental ? Vá pensando nisso e registre aquilo de positivo que conseguir identificar. 
   Vou dar alguns exemplos que eu pensei: Ficarei mais feliz comigo mesma e com as pessoas ao meu redor, Vou aproveitar melhor os prazeres da minha idade! Sair mais, me divertir mais! Ter mais segurança e auto-confiança! Enfim, fiz uma lista enorme pensando no impacto que emagrecer traria para a minha vida e para cada aspecto exposto acima.
   Esses cartões devem ser lidos diariamente e várias vezes por dia para que essas razões estejam firmes na sua mente caso você fique tentado a comer algo fora do seu programa alimentar. Precisamos aprender a combater os pensamentos sabotadores  e essa me parece uma ótima opção.
    Eu não fiz em cartão, comprei um caderninho lindo, todo colorido (tirei fotos do material para vocês, mas não acho o cabo o USB para passar para o computador rsrsrsr) e ali escrevi as minhas razões, aquilo que me motiva. Programei o celular para despertar em horários específicos, antes do almoço, hora do lanche e antes do jantar, assim as chances de me manter firme aumentam hehehehe
   Outra coisa importante é registrar essas vantagens em vários lugares, eu ainda não fiz isso, mas vou fazer hoje. Comprei vários post-it coloridos, vou escrever as vantagens e espalhar pelo quarto, banheiro e porta da geladeira ahhahahaha bem estratégico!


Dia 2
No dia 2 ela sugere que se escolha duas dietas saudáveis, para que você possa substituir caso a primeira não funcione para você. Lembrando que deve ser flexível e que você mantenha o prazer em comer, assim não desistirá. Sem pensar na rapidez do emagrecimento, até porque você terá que a seguir por um longo período de tempo, inclusive para manter o peso!


Dia 3
No terceiro dia a tarefa é aprendermos a sentar para comer. Cada vez que experimentamos alimentos enquanto cozinhamos, provamos do prato de alguém ou beliscamos estamos consumindo calorias, e elas contam sim no final do dia, apesar de normalmente nem lembrarmos delas depois.
A ideia de sentarmos para fazer uma refeição é a de nos tornarmos mais conscientes daquilo que estamos ingerindo e que possamos visualizar melhor os alimentos. Já que vamos reduzir a quantidade é importante que fiquemos visualmente satisfeitos, do contrário vamos comer se perceber e assim querer comer mais e mais.


   Estou fazendo um resumo do resumo daquilo que consta do livro, só para termos as ideias de base e podermos seguir a partir daí. O interessante é que ela vai escrevendo de um jeito que não te faz sentir um fracasso por ter tentado outras vezes e não ter sido bem sucedida, ela vai nos mostrando que simplesmente nós não sabíamos como fazer, como faz pra preferir uma folha de alface ao brigadeiro? Como resistir ao conforto de ficar em casa deitada depois de um dia cansativo ao invés de ir se exercitar?. Por isso resolvi escrever aqui sobre a minha experiência, espero que possa ajudar. Então, mãos à obra!!! Vou agora mesmo escrever e colar os post-it! E sábado tem pesagem, ui ui ui, essa semana estou com medo de pesar! rsrsrrs mas é preciso enfrentar! 
Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário